A colonoscopia é um exame endoscópico em que um aparelho flexível com luz e uma câmera na sua extremidade é introduzido pelo ânus permitindo a análise da mucosa – a camada mais interna – do intestino grosso (reto e cólon) e, também, da porção mais distal do intestinal delgado que é o íleo terminal.
O Dr. Matheus Duarte Massahud, coloproctologista em Belo Horizonte, possui grande experiência na realização de colonoscopias, com mais de 3000 exames realizados.
Fonte: Messmann. Atlas of Colonoscopy
Para que serve este exame?
A colonoscopia é indicada em diversas situações:
- Rastreamento e prevenção do câncer de intestino;
- Investigação de sangue nas fezes oculto nas fezes;
- Investigação de sangramento anal/retal;
- Diarreia crônica (aquela com duração superior a 30 dias);
- Alterações de hábito intestinal;
- Diagnóstico e acompanhamento de doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa).
- Controle após remoção de pólipos em exames prévios;
- História familiar de câncer de intestino;
- Acompanhamento de pacientes após tratamento de câncer de intestino;
- Descompressão em caso de volvo (“torção”) do cólon sigmoide.
Todos os pacientes que completam 45 anos devem procurar um especialista e realizar o exame para rastreamento e prevenção do câncer de intestino. Aqueles que apresentam história familiar de câncer ou algum dos sintomas descritos acima deve procurar um coloproctologista que indicará o exame na idade adequada para cada caso após avaliação detalhada. Os pacientes com histórico familiar devem começar o rastreamento e prevenção do câncer de intestino em idade mais jovem.
Durante a colonoscopia podem ser realizadas biopsias e procedimentos como retirada de pólipos, cauterização de vasos sanguíneos anormais, dilatação de pontos de estreitamento, entre outros.
O grande papel preventivo da colonoscopia é a detecção e retirada de pólipos, uma vez que cerca de 90% dos tumores malignos do cólon e reto tem sua origem em um pólipo, conforme demonstra a figura abaixo.
Fonte: Steele et al. The ASCRS Textbook of Colon and Rectal Surgery. 3rd edition.
A colonoscopia é dolorosa?
A colonoscopia é realizada sob sedação com a presença de um anestesiologista ao lado do paciente durante todo o exame até o momento em que o paciente acorda. Portanto, não há nenhum incômodo durante a colonoscopia. Como o intestino é preenchido por ar para a realização do exame, algumas vezes pode-se sentir algum desconforto após o exame. Atualmente, no local em que realizo os exames dos meus pacientes eu utilizo o gás carbônico para insuflar o intestino e visualizar a mucosa e este gás praticamente não gera desconforto algum após o exame, além de ser mais seguro.
Como é feito o preparo para colonoscopia?
Para que a colonoscopia seja efetiva a mucosa do intestino grosso deve ser bem visualizada e, para que isso ocorra, o intestino deve estar limpo. Portanto, o preparo inclui uma alimentação sem sementes nos três dias que antecedem o exame e, no dia anterior, apenas macarrão alho e óleo e torradas (ou miojo para quem gosta) e líquidos (água, água de coco, chás e sucos – sem sementes).
Além disso, na véspera do exame é indicado o uso de laxantes como bisacodil e um segundo tipo que geralmente é a lactulose, lactitol, manitol ou polietilenoglicol.
Também é recomendado que o paciente beba muita água para evitar desidratação pelo uso dos laxantes e tome medicamentos para náuseas e vômitos caso estes ocorram. Além de evitar a desidratação, beber muito líquido até o horário permitido ajudará na qualidade do preparo.
Podem existir pequenas variações no preparo entre cada profissional que vai realizar o exame, mas os princípios básicos são os mesmos citados aqui. O objetivo final é a limpeza completa do intestino grosso para visualizar até mesmo lesões milimétricas. A imagem abaixo mostra como deve ficar a limpeza do intestino após um preparo feito corretamente.
Fonte: Messmann. Atlas of Colonoscopy.
O dia do exame
No dia do exame, o paciente chega ao local de realização do exame após ter realizado seu preparo em casa, é recepcionado, são confirmados todos os dados, troca de roupa, conversa com os médicos responsáveis pelo seu exame: o anestesiologista e o colonoscopista.
Após esses procedimentos iniciais, o paciente é sedado e, quando acordar, a colonoscopia já terá sido realizada, sem qualquer desconforto.
Depois do exame
Ao término do exame, o paciente fica em observação por um período de aproximadamente 30 minutos na sala de recuperação pós-anestésica para se recuperar da sedação e, após reavaliação, é liberado para retornar para casa. Portanto, é essencial a presença de acompanhante para a realização da colonoscopia.
O resultado do exame já fica pronto e é levado com o paciente para casa. Quando são realizadas biopsias, estas demoram geralmente duas semanas para ficar prontas e devem sempre ser mostradas ao médico que solicitou o exame.
Conclusão
A colonoscopia é um exame seguro e indolor e indispensável para o rastreamento e prevenção do câncer de intestino.
Se você tem 45 anos, possui histórico familiar de câncer de intestino, teve alterações no funcionamento do intestino ou já viu sangue no vaso ou misturado às fezes, procure um coloproctologista de confiança e programe sua colonoscopia.
Fontes:
– Mayo Clinic
– Messmann. Atlas of Colonoscopy
– Steele et al. The ASCRS Textbook of Colon and Rectal Surgery. 3rd edition.
– Steele et al. The ASCRS Textbook of Colon and Rectal Surgery. 4th edition.